Mais comprida e com uma silhueta mais esguia, não é por acaso que a nova geração da berlina Opel Insignia recebe os "apelidos" Grand Sport. Após uma história de sucesso com a primeira família Insignia (mais de 900 mil unidades vendidas), a Opel dá mais um passo com o seu topo-de-gama para ser alternativa credível às berlinas "premium", oferecendo um automóvel com um visual mais dinâmico e formato quase de "coupé".
O Insignia Grand Sport é, no papel, um adversário para modelos como o BMW Série 3 ou o Mercedes Classe C. Contudo, esta geração cresceu de tal forma – mais 5,5 cm em comprimento (4,9 m) e 9,2 cm na distância entre eixos – que fica mais próximo dos modelos do segmento acima, quase nas dimensões dos Série 5 e Classe E! Se o aumento da largura (1,863 m) é quase invisível (7 mm), é a redução da altura do carro em quase 3 cm que ajuda a dar-lhe aquele ar mais dinâmico. Como os bancos estão colocados um pouco mais abaixo (posição de condução 30 mm mais baixa), esta alteração não roubou espaço para a cabeça para os passageiros.
As linhas do novo Insignia exibem uma certa inspiração no "concept" Monza, conseguindo um magnífico coeficiente aerodinâmico de 0,26. O aumento da distância entre eixos permitiu aumentar em 25 mm o espaço para pernas dos passageiros de trás, enquanto a capacidade da mala se reduziu um pouco, podendo variar entre os 490 e os 1450 litros. O habitáculo, mais espaçoso, foi todo refeito, com destaque para o "tablier" com um visual mais horizontal, como sucedeu na remodelação do Astra. O grande ecrã táctil domina o centro de uma consola com poucos botões e aparentemente pouco confusa.
Com as ambições de lutar com as marcas "premium", a Opel vai rechear o Insignia Grand Sport de equipamento e tecnologias de auxílio à condução. "Cruise control" adaptativo, aviso de saída de faixa e sistema de manutenção na faixa, alerta de tráfego em aproximação por trás, câmara a 360º e "head-up display" (que projecta as informações no pára-brisas) são alguns dos dispositivos que integram o novo Opel. Além dos faróis totalmente em LED, automáticos e direccionais. Também a nível da conectividade o Insignia estará na frente, com o já conhecido sistema IntelliLink a "meter" o seu "smartphone" dentro do carro.